1. Com sede em Caracas, seu raio de atuação é todo o território nacional.
2. Participa em espaços de coordenação dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (DESC) no âmbito nacional e internacional.
Âmbito Nacional: Fórum pela Vida (coligação de organizações de direitos humanos venezuelanas), Rede Venezuelana de Educação em e para os direitos humanos (conjunto de organizações que desenvolvem atividades de educação em direitos humanos) e no Capítulo Venezuela da Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento.
Âmbito internacional: Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento PIDHDD (coligação continental de organizações de direitos humanos e de desenvolvimento social que promovem os DESC).
REDES INTERNACIONALES
Fórum pela Vida
É uma plataforma de organizações não-governamentais de direitos humanos da Venezuela conformada para conquistar a plena vigência dos direitos humanos e contribuir para o fortalecimento do Estado de Direito. Propõe-se monitorar o processo político para vigiar sua coerência com os princípios democráticos e de direitos humanos, incidir na elaboração e seguimento de políticas públicas, como também acompanhar mediante ações urgentes, pronunciamentos públicos e assessorias entre outras, denúncias de violações de direitos humanos da suas organizações integrantes.
E-mail: [email protected]
A Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento (PIDHDD) é uma associação plural, convergente e autônoma de organizações da sociedade civil da América Latina e o Caribe, conformada em Rede, mediante doze (12) capítulos nacionais. Tem por objetivo desenvolver uma cultura e consciência de direitos e de paz com justiça na sociedade, através de um consenso em torno à integralidade dos direitos humanos, a democracia e o desenvolvimento.
O Capítulo Venezuelano da PIDHDD se assume como espaço de articulação de diversos atores sociais dedicados à exigibilidade e justiciabilidade dos direitos humanos, vistos de uma perspectiva integral. Tem como objetivos:
a. Incidir na elaboração de políticas públicas e nos desenvolvimentos legislativos, particularmente nos vinculados aos direitos econômicos, sociais e culturais.
b. Interagir com outros atores sociais no âmbito internacional, para influir em temas e ações de impacto geral.
E-mail: [email protected]
Capítulo Venezuelano PIDHDD
Acerca da Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento
A Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento (PIDHDD) é uma associação plural, convergente e autônoma de Organizações da Sociedade Civil da América Latina e o Caribe, conformada em Rede, mediante Capítulos Nacionais em 12 países de nosso continente, e que tem por objeto desenvolver uma cultura e consciência de Direitos e de Paz com Justiça na sociedade, mediante um consenso em torno da integridade dos Direitos Humanos, a Democracia e o Desenvolvimento.
Como plataforma Continental, encontra-se conformada por diversas organizações: o Instituto Latino-americano de Serviços Legais Alternativos- ILSA (Colômbia), o Conselho de Educação de Adultos de América Latina-CEAAL (Equador),o Centro de Assessoria Laborai- CEDAL (Perú), o Movimento Nacional de Diretos Humanos- MDN (Brasil), a APDDHH e o Centro de Estudos para o Desenvolvimento Laboral e Agrário- CEDLA (Bolívia), a Assembléia Permanente pelos Diretos Humanos- APDH (Argentina), Formação Jurídica pela Ação- FORJA (Chile), entre muitas outras .
Website: http://www.pidhdd.org/
Rede Venezuelana de Educação em e para os direitos humanos
É um espaço de encontro, reflexão, coordenação e cooperação para as organizações que fazem educação em direitos humanos, identificam-se com seus princípios e objetivos, compartilham seu forma de agir e cristalizam um projeto comum para a promoção dos direitos humanos na Venezuela.